+351 933 120 592 MARQUE A SUA CONSULTA [email protected]

Medicina Dentária Integrativa

“O sorriso é o arco-íris do rosto.”  

JEAN COMMERSON 

Medicina Dentária Integrativa

Tem como missão um tratamento mais humanizado, onde a pessoa é observada como um Ser Integral e respeitada a sua individualidade.

Actualmente, temos conhecimento que a Saúde Oral e a Saúde Geral estão intimamente interligadas. Assim, temos em consideração as alterações no estado da Saúde Geral quando realizamos os Tratamentos Dentários.

O foco da consulta não é a doença, mas sim o Paciente, a quem pretendemos proporcionar Saúde, Bem-Estar e Qualidade de Vida.

São eleitos os materiais mais biocompatíveis e realizados tratamentos minimamente invasivos com recurso a Terapias Complementares, de forma a contribuir para a melhoria da Saúde e Qualidade de Vida:

Aromaterapia
Florais de Bach
 Homeopatia
✦ Terapia Neural
✦ Testes de Compatibilidade em relação aos Materiais Dentários

Implantologia

A Implantologia é uma área cirúrgica da Medicina Dentária que se dedica à colocação de implantes dentários.

Os implantes são dispositivos de titânio que são cirurgicamente implantados no osso de um dos maxilares. Após umas semanas de cicatrização, os implantes são reabilitados e dão suporte às coroas de cerâmica.

Dependendo das necessidades de cada pessoa os implantes podem ser usados como:

  • ✦ Implante Unitário: para restabelecer a ausência de um dente; 
  • ✦ Ponte sobre Implantes: para restabelecer a ausências de mais dentes adjacentes;
  • ✦ Prótese Total sobre Implantes: para restabelecer a ausência de todos os dentes.

Os implantes apresentam inúmeras vantagens:

  • ✦ Restituição da capacidade mastigatória sem os inconvenientes de uma Prótese Removível.
  • ✦ Não danificam os dentes adjacentes.
  • ✦ Evitam a perda de osso nas zonas sem dentes.
  • ✦ Os implantes e a prótese fixa provisória podem colocar-se no mesmo dia.
  • ✦ Podem durar muitos anos.
  • ✦ Melhoria na aparência, na confiança, na capacidade para comer com naturalidade e na qualidade de vida.

Cirurgia Oral

É uma das áreas mais abrangentes da Medicina Dentária. É responsável pelo diagnóstico e tratamento cirúrgico de patologias da Cavidade Oral. Nela estão contemplados diversos tratamentos nomeadamente extracções de dentes, cuja manutenção na arcada não é possível. As causas podem ser cáries muito extensas, algumas patologias, como por exemplo quistos ou, até mal posição (dentes inclusos).

É a área responsável pela extracção dos dentes do siso. São extraídos os dentes do siso quando estes estão mal posicionados e se prevê que possam causar danos nos dentes adjacentes.

Além das exodontias, esta área também contempla remoção de quistos e tumores, tratamento de lesões apicais (apicetomias), frenectomias (eliminação cirúrgica do freio) e tracção de dentes inclusos.

Endodontia

A Endodontia é o ramo da Medicina Dentária que estuda a polpa dentária, o sistema de canais radiculares, os tecidos periapicais e também todas as doenças que possam atingir este conjunto. A polpa dentária é o órgão que se encontra no interior do dente (canal radicular), normalmente chamado “nervo do dente”. O tratamento endodôntico é indicado, principalmente, em casos de cáries profundas, fraturas dentárias e traumatismos dentários.

O tratamento endodôntico consiste em algumas técnicas que têm o objectivo de restabelecer a normalidade dos tecidos dentários, mantendo a estrutura dura e sem a presença de inflamação ou infecção.

Este tipo de tratamento é realizado com isolamento absoluto do dente a tratar (dique de borracha), de forma a evitar a contaminação dos canais radiculares.

Consiste na desinfecção e preparação dos canais radiculares com recurso a irrigantes, desinfectantes e instrumentos manuais e/ou mecânicos. No final os canais são preenchidos com um material plástico de obturação, próprio para o selamento dos mesmos.

Frequentemente e, se houver indicação para tal, o tratamento é realizado em apenas uma sessão.

Dentisteria

A Dentisteria é a área da Medicina Dentária que se dedica ao tratamento das lesões dentárias, quer possam ter ocorrido por traumatismos ou por cáries.

Permite que os dentes recuperem a sua função estética, anatómica e funcional.

Nos últimos anos, a dentisteria restauradora tem sofrido um grande desenvolvimento devido ao aparecimento de novas tecnologias e novos materiais dentários, os quais permitem aos médicos dentistas restaurar os dentes de forma conservadora com excelentes resultados estéticos.

A nossa preocupação no que diz respeito à escolha dos materiais dentários de restauração, prende-se com a sua biocompatibilidade. Na Natural Smile damos primazia a materiais, cuja composição seja o mais biológica possível. Somos uma Clínica Saremco®, que é o único material de restauração 100% livre de BPA, TEGDMA e HEMA (disruptores endócrinos).

A Dentisteria tem vários campos de actividade:

dentes com lesão de cárie 
substituição de restaurações antigas, danificadas e/ou infiltradas
remoção de restaurações realizadas a amálgama
encerramento de diastemas (espaços entre dentes)

Periodontia

A Periodontia é responsável pelos tecidos de suporte dos dentes, como Gengiva, Osso e Ligamento Periodontal.

Esta área de Medicina Dentária faz o diagnóstico, a prevenção, o tratamento das alterações nesses tecidos e das manifestações das condições sistémicas no periodonto, bem como a terapia de manutenção para o controlo da saúde oral.

As doenças periodontais geralmente são causadas pela acumulação de placa bacteriana. Quando somente as gengivas são atingidas pelo excesso de placa bacteriana na superfície dos dentes, estamos perante uma Gengivite. Quando o osso que suporta os dentes começa a ser afectado já estamos num estado de Periodontite.

Hoje em dia sabemos que a Periodontite está relacionada com diversas patologias sistémicas. Deve-se ao facto dos microorganismos presentes nos tecidos periodontais poderem migrar através da corrente sanguínea para outros órgãos.

A doença periodontal é um factor de risco para doenças cardiovasculares. Os doentes periodontais apresentam o dobro do risco para desenvolverem doença cardiovascular, quando comparados com pacientes com gengivas saudáveis. Outras condições associadas à doença periodontal são a Diabetes Mellitus e o Parto Prematuro.

O objectivo do tratamento é a manutenção das peças dentárias e a prevenção de todas as patologias relacionadas com a Periodontite.

As consultas de Periodontia envolvem:

✦ Avaliação, Diagnóstico e Plano de Tratamento;
✦ Avaliação da influência da doença periodontal nas condições sistémicas;
✦ Controlo dos agentes etiológicos e factores de risco das doenças dos tecidos de suporte e circundantes dos dentes e dos seus substitutos;
✦ Procedimentos preventivos, clínicos e cirúrgicos para regeneração dos tecidos periodontais e peri-implantares;
✦ Procedimentos necessários à manutenção de saúde.