fbpx
+351 933 120 592 MARQUE A SUA CONSULTA [email protected]

Ortodontia

“O sorriso que ofereceres, a ti voltará outra vez.” 

Guerra Junqueiro 

Ortodontia

A Ortodontia é a área da Medicina Dentária onde estão incluídos o diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas causados por dentes e maxilares mal-posicionados.

Muitos problemas ortodônticos que estão relacionados com alterações no crescimento oro-facial, conseguem ser prevenidos precocemente, diminuindo a necessidade de tratamento futuro.

Numa primeira abordagem, após consulta de diagnóstico, é realizado um Estudo Ortodôntico, onde é realizada uma História Clínica, Análise Radiográfica e tomada de Modelos de Estudo. Assim é feito um diagnóstico adequado e proposto um Plano de Tratamento ao Paciente.

Existem vários tipos de Aparelhos que estão indicados consoante a mal-oclusão do Paciente e as suas expectativas.

Invisalign

 É composto por um Sistema de Alinhadores que promovem o alinhamento dentário sem comprometer a estética.

Os seus alinhadores transparentes Invisalign são feitos à medida, sendo todo o tratamento planeado através de um Software sofisticado que permite prever e visualizar todas as etapas do tratamento.

Os Alinhadores encaixam-se confortavelmente nos seus dentes e está clinicamente comprovado que melhoram o controlo da movimentação dentária, movendo suavemente os seus dentes e até mesmo rodando-os quando necessário. 

Como os alinhadores são removíveis, pode retirá-los e colocá-los facilmente para continuar a comer o que gosta sem quaisquer restrições. É muito fácil remover os alinhadores para que possa continuar a escovar os dentes e usar o fio dental como habitualmente para manter uma boa higiene oral.

Tem uma tecnologia amplamente desenvolvida, sendo possível corrigir quase todo o tipo de Mal-oclusões.

Aparelhos Autoligáveis Damon 

O Sistema Damon utiliza forças menores, reduzindo ao mínimo a fricção. Desta forma o tratamento torna-se mais eficiente e mais rápido, requerendo menos consultas.

O sistema Damon utiliza forças biológicas que aproveitam os processos adaptativos do corpo para criar espaço para permitir o alinhamento de forma natural. Na maioria dos casos, é possível realizar tratamentos sem extrações.

Ortodontia Convencional

Com recurso a brackets e elásticos, é possível resolver mal-oclusões não severas.

O aparelho dentário fixo convencional é composto por brackets, arcos, bandas e elásticos. Os brackets são cimentados ao dente e é através deste que é aplicada a força. As consultas de manutenção dos aparelhos convencionais são mensais, o que permite que os dentes se posicionem gradualmente na sua posição correcta. Este tipo de aparelho pode ser metálico ou cerâmico.    
O tratamento demora em média dois anos, dependendo da gravidade do problema ortodôntico. A assiduidade do paciente nas consultas de manutenção determina e contribui para o sucesso do tratamento.