fbpx

Medicina Dentária

Endodontia

A Endodontia é o ramo da Medicina Dentária que estuda a polpa dentária, o sistema de canais radiculares, os tecidos periapicais e também todas as doenças que possam atingir este conjunto. A polpa dentária é o órgão que se encontra no interior do dente (canal radicular), normalmente chamado “nervo do dente”. O tratamento endodôntico é indicado, principalmente, em casos de cáries profundas, fraturas dentárias e traumatismos dentários.

O tratamento endodôntico consiste em algumas técnicas que têm o objectivo de restabelecer a normalidade dos tecidos dentários, mantendo a estrutura e sem a presença de inflamação ou infecção. 

Este tipo de tratamento é realizado com isolamento absoluto do dente a tratar (dique de borracha), de forma a evitar a contaminação dos canais radiculares. 

Consiste na desinfecção e preparação dos canais radiculares com recurso a irrigantes, desinfectantes e instrumentos manuais e/ou mecânicos. É complementada com Ozonoterapia de modo a assegurar uma correcta desinfecção de todo o sistema de canais. No final os canais são preenchidos com um material plástico de obturação, próprio para o selamento dos mesmos.

Frequentemente, e se houver indicação para tal, o tratamento é realizado em apenas uma sessão.