fbpx

Naturopatia

Naturopatia

Combina terapias naturais, tradicionais e modernas com a medicina científica, dentro da perspetiva holística do ser humano. Na sua base, a Naturopatia tem como objetivo prevenir, identificar a causa primária das doenças ou desequilíbrios e estimular o corpo a curar por si mesmo, dando-lhe o estímulo e suporte apropriado.

    A Naturopatia rege-se pelos seguintes princípios:

    O PODER DE CURA DA NATUREZA E A FORÇA VITAL: O organismo humano possui uma força vital curativa, que tem a capacidade de enfrentar e de recuperar de diversas doenças. Esta capacidade de autoequilíbrio chama-se homeostasia (mecanismo de autorregulação do organismo).

    • IDENTIFICAR E TRATAR AS CAUSAS: Todos os sintomas devem ser analisados e tratados com atenção, porém, é essencial identificar e eliminar a causa da doença (pode ser física, emocional, mental, genética, ambiental, social ou espiritual). Com isso, consegue-se proporcionar o equilíbrio e a auto cura do paciente.

    • TRATAR O PACIENTE COMO UM TODO: O paciente é visto como um todo, tendo em conta três fatores: saúde bioquímica (ação dos alimentos no organismo), saúde estrutural (estrutura músculo-esquelética) e saúde emocional.

    • FOCO NA PREVENÇÃO: Sendo a naturopatia uma abordagem holística, propõe métodos integrativos e sugere um novo estilo de vida, com a introdução de novos hábitos que sejam saudáveis dando ênfase à prevenção de doenças.

    • O NATUROPATA COMO ORIENTADOR: O naturopata atua, também, como professor e orientador. Durante o tratamento, o paciente é orientado e são-lhe dadas ferramentas, para que assuma a responsabilidade da sua própria saúde, aprendendo a cuidar de si. O paciente deve participar ativamente no processo de cura. Ele é incentivado à autorreflexão, ao autoconhecimento e autocuidado.

    • ACIMA DE TUDO NÃO CAUSAR DANO: São utilizados métodos e substâncias medicinais naturais que minimizem ao máximo o risco de efeitos secundários tanto para diagnosticar as doenças como para favorecer a recuperação da saúde. Sempre que possível a supressão dos sintomas é evitada, porque interfere com o processo de cura.

    A Naturopatia é considerada como um processo educativo, preventivo, reequilibrador e restaurador, em relação às possíveis disfunções orgânicas instaladas no organismo humano.

    A Primeira Consulta

     

    Anamnese:

    Na primeira consulta existe um questionário sobre os mais variados aspetos da vida: atual estado de saúde, historial clinico familiar, qual a profissão e ritmo de trabalho, alimentação, funcionamento intestinal, histórico de acidentes e lesões, qualidade do sono, se tem rotina de exercício físico, como ocupa os tempos livres, o relacionamento com os outros, stress e ansiedade, exposições ambientais, etc.

      Observação Clínica:

      São realizados exames médicos como medição da pressão arterial, auscultação do coração, observação dos olhos, ouvidos, garganta e língua, entre outros. São também realizados testes físicos, análise de exames complementares de diagnóstico, análise do organismo com aparelho quântico e identificação e correção de desequilíbrios com a kinesiologia holística.

      Plano Terapêutico:

      A partir da análise detalhada,  é elaborado um plano terapêutico individualizado para o paciente, utilizando vários tipos de terapias. O tratamento indicado terá em conta tudo aquilo que o paciente mencionou e não baseado apenas nas suas queixas atuais.

        As Intervenções Terapêuticas podem incluir:

        ✦ Aromaterapia,
        ✦ Fitoterapia,
        ✦ Ozonoterapia,
        ✦ Terapia Floral,
        ✦ Homeopatia,
        ✦ Enzimoterapia,
        ✦ Biofeedback,
        ✦ Oligoterapia,
        ✦ Ortomolecular,
        ✦ Jejum,
        ✦ Suplementação,

        ✦ Micoterapia,
        ✦ Microimunoterapia,
        ✦ Hipnoterapia,
        ✦ Meditação,
        ✦ Auriculoterapia,
        ✦ Desenvolvimento Espiritual,
        ✦ Técnicas de Respiração,
        ✦ Terapia Ayurveda,
        ✦ Desintoxicação,
        ✦ Hidroterapia,
        ✦ Reiki,
        ✦ Aconselhamentos comportamentais e alterações de estilo de vida, exercício físico, entre outras.

        A Quem se destina

        O Naturopata está apto para providenciar cuidados primários, diagnosticar e tratar pacientes de todas as idades, géneros e condições.

        Em que tipo de situações está indicada:

          Sendo uma terapia bastante ampla e que combina várias técnicas, está indicada na prevenção e tratamento de doenças crónicas e agudas, abrangendo patologias tão diversas como:

            ✦ Doenças Autoimunes
            ✦ Dor
            ✦ Febre
            ✦ Ansiedade
            ✦ Depressão
            ✦ Diminuição de Memória
            ✦ Fadiga
            ✦ Insónia
            ✦ Hiper e Hipotensão
            ✦ Arritmia
            ✦ Hemorroidas
            ✦ Asma

            ✦ Rinite
            ✦ Anorexia
            ✦ Aftas
            ✦ Azia
            ✦ Intolerâncias Alimentares
            ✦ Obstipação
            ✦ Disbiose Intestinal
            ✦ Síndrome do Intestino Permeável
            ✦ Úlceras
            ✦ Hepatites
            ✦ Infeções Urinárias
            ✦ Disfunção sexual feminina e masculina

            ✦ Miomas
            ✦ Síndrome dos Ovários Poliquísticos,
            ✦ Dismenorreia
            ✦ Eczema
            ✦ Psoríase
            ✦ Dermatites
            ✦ Alergias
            ✦ Fibromialgia
            ✦ Distúrbios da Tiróide
            ✦ Infertilidade
            ✦ Obesidade
            ✦ Diabetes

              A  naturopatia não é só utilizada como terapêutica curativa, é também usada como terapêutica preventiva para que o corpo se mantenha em homeostasia, ou seja, num total equilíbrio interno que não permita que a doença se manifeste. 

              A naturopatia além de ser eficaz de forma isolada, pode atuar também como complemento à medicina convencional, como exemplo em doenças oncológicas e neurodegenerativas.

                “É necessário muito pouco para provocar um sorriso e basta

                um sorriso para que tudo se torne possível.” 

                Gilbert Gesbron