fbpx

Serviços

Testes Genéticos

A Medicina Funcional representa o futuro promissor dentro dos cuidados de saúde. Utiliza uma abordagem que visa ir de encontro às causas subjacentes da doença e não tratar isoladamente os sintomas. Em vez de determinar um tratamento para um determinado sintoma, a Medicina Funcional foca-se na prevenção, vê cada paciente como único e tem em consideração os sintomas manifestados num contexto individualizado da vida desse paciente.

 

Hoje em dia podemos estudar o nosso perfil genético e descobrir alterações (polimorfismos) no nosso DNA. Essas alterações podem estar associadas a uma maior probabilidade de aparecerem determinadas patologias. Ao detetar estes possíveis polimorfismos, temos a possibilidade de adaptar o nosso estilo de vida e alimentação de modo a evitar o aparecimento das patologias correspondentes.

 

Trabalhamos em Parceria com Nordics Laboratories® que é um laboratório com sede em Copenhaga (Dinamarca) que apresenta diversos tipos de testes consoante a situação a estudar.

Existem diversas situações que poderão ser estudadas, de modo a contribuir para um diagnóstico preciso e individualizado. A Nordics Laboratories® dispõe de vários tipos de testes, sendo os mais conhecidos:

  • DNA Health – Está desenhado para optimizar a saúde e bem-estar personalizando escolhas alimentares e de estilo de vida. Quando necessários, são recomendados suplementos para fazer face a algum défice nutricional que tem origem genética.
  • DNA Sport – Examina várias áreas biológicas que têm impacto na resposta ao treino e performance desportivos. Analisa parâmetros como a formação e remodelação de tecidos ósseos e moles, inflamação, stress oxidativo, oxigenação sanguínea influenciada pela respiração, produção de energia e metabolismo durante o exercício. O conhecimento destas variantes genéticas pode ser um factor que pode ser usado de modo a identificar vantagens e fraquezas durante a prática desportiva. Estas fraquezas podem ser contrariadas através de dieta e de estratégias de treino.
  • DNA Diet – Testa 15 genes que têm impacto no metabolismo e exercício. Os genes testados estão associados ao peso e massa corporal. Fornece informações acerca de determinadas intolerâncias alimentares.
  • DNA Oestrogen – Inclui o estudo de 11 genes envolvidos da biossíntese do estrogénio e do seu metabolismo. Fornece informação de modo a adoptar uma dieta e estilo de vida personalizados, bem como também fornece recomendações hormonais.
  • DNA Mind -Fornece dados sobre as seguintes áreas:
    • Doenças Neurodegenerativas – declínio cognitivo moderado e predisposição para Doença de Alzheimer;
    • Alterações de Humor – Depressão, Doença Bipolar, Ansiedade e Stress Pós-Traumático;
    • Comportamentos Aditivos: Risco para dependência de Álcool, Nicotina, Opióides, Psicoses induzidas pelo consumo de Cannabis, Distúrbios Alimentares.
  • DNA Skin – Analisa variações em 18 genes associados com a Saúde da Pele e Envelhecimento, Formação de Colagénio, Proteção Solar e Exposição UV, Inflamação e Protecção de Stress Oxidativo. São fornecidas recomendações personalizadas de estilo de vida, nutrição e cosméticas de maneira a melhorar o aspecto da pele e a diminuir os sinais de envelhecimento.
  • DNA Smile – Fornece informações sobre o estado de saúde oral e a predisposição para Doença Periodontal, Cáries e outras Patologias Sistémicas. Reporta as variações genéticas associadas com a imunidade inata e adquirida, inflamação, associadas a doença periodontal.

 

Estes últimos Testes Genéticos são completamente indolores e não invasivos. A colheita é feita através de um esfregaço da mucosa oral e a amostra é enviada para a Nordics Laboratories®.

Os TestesGenéticos devem ser encarados como preventivos e não como algo que nos condena a determinada patologia. Se tivermos uma predisposição para determinada patologia, não quer dizer que ela se vai manisfestar. Quer sim dizer que temos maior probabilidade que se manifeste. Se tivermos esta informação e adequarmos o estilo de vida e a alimentação, estaremos a contribuir para que não se manifeste.